A importância do registro de marcas no INPI
As marcas são os símbolos, o nome, o design e as cores que identificam o produto ou serviço de uma empresa e a diferenciam da concorrência.
Em outras palavras, e conforme a Lei de Propriedade Industrial, nº 9.279/1996, marca são os sinais distintivos visualmente perceptíveis, não compreendidos nas proibições legais.
Além disso, a marca é o conjunto de valores que forma a identidade do negócio e faz com que as pessoas escolham Nescau ou Toddy em vez de simplesmente um achocolatado.
Isso ocorre porque a promessa associada ao que é vendido, juntamente com todo o branding construído, influencia diretamente nas percepções e escolhas dos consumidores, fazendo com que eles comprem a marca e não apenas o produto.
No entanto, para manter toda essa estrutura e identidade, não basta apenas construir um logotipo, lançar no mercado e se esforçar para criar um branding impactante.
Para manter uma marca sólida a longo prazo, associada ao produto ou serviço vendido, é fundamental registrá-la no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Isso garante a pessoa que teve a ideia, inventou a marca, o direito exclusivo de uso em todo o território nacional, impedindo que pessoas a utilizem para vender serviços idênticos ou similares.
Essa exclusividade evita o uso indevido por concorrentes e assegura que a reputação construída ao longo dos anos seja preservada. Além disso, ajuda a gerar na mente do público sentimentos de segurança e confiabilidade, aumentando o vínculo entre o consumidor e a marca.
Caso não haja o registro, a marca pode a qualquer momento deixar de existir porque um terceiro, se valendo da mesma ideia e conteúdo, resolveu registrar no INPI, resultando na perda de identidade e causando confusão entre os consumidores.
Portanto, a única forma de garantir uma identidade de marca duradoura com uma presença forte, exclusiva e inconfundível é por meio do devido registro.
Em outras palavras, e conforme a Lei de Propriedade Industrial, nº 9.279/1996, marca são os sinais distintivos visualmente perceptíveis, não compreendidos nas proibições legais.
Além disso, a marca é o conjunto de valores que forma a identidade do negócio e faz com que as pessoas escolham Nescau ou Toddy em vez de simplesmente um achocolatado.
Isso ocorre porque a promessa associada ao que é vendido, juntamente com todo o branding construído, influencia diretamente nas percepções e escolhas dos consumidores, fazendo com que eles comprem a marca e não apenas o produto.
No entanto, para manter toda essa estrutura e identidade, não basta apenas construir um logotipo, lançar no mercado e se esforçar para criar um branding impactante.
Para manter uma marca sólida a longo prazo, associada ao produto ou serviço vendido, é fundamental registrá-la no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Isso garante a pessoa que teve a ideia, inventou a marca, o direito exclusivo de uso em todo o território nacional, impedindo que pessoas a utilizem para vender serviços idênticos ou similares.
Essa exclusividade evita o uso indevido por concorrentes e assegura que a reputação construída ao longo dos anos seja preservada. Além disso, ajuda a gerar na mente do público sentimentos de segurança e confiabilidade, aumentando o vínculo entre o consumidor e a marca.
Caso não haja o registro, a marca pode a qualquer momento deixar de existir porque um terceiro, se valendo da mesma ideia e conteúdo, resolveu registrar no INPI, resultando na perda de identidade e causando confusão entre os consumidores.
Portanto, a única forma de garantir uma identidade de marca duradoura com uma presença forte, exclusiva e inconfundível é por meio do devido registro.